5 Perguntas Comuns Da Entrevista Comportamental E Como Respondê-Las

Entrevista De Emprego
Como Fechar Sua Entrevista De Emprego Para Parecer Mais Memorável
March 12, 2020
hrhjn6ztgrm - 5 Perguntas Comuns Da Entrevista Comportamental E Como Respondê-Las
Exemplo De Currículo De Banco De Investimento Para Solicitar Mais Atenção À Sua Solicitação De Emprego
March 24, 2020
5 Perguntas Comuns Da Entrevista

Durante muito tempo, as perguntas da entrevista foram bastante comuns. Tão padrão que as pessoas conseguem prever que tipo de perguntas eles receberão e se preparar para elas.

O que foi bom para o entrevistado, mas nem sempre tanto para o entrevistador – eles ficaram sentindo que não conheceram a pessoa, mas receberam algumas respostas pré-programadas.

Então surgiu a idéia de perguntas sobre entrevistas comportamentais. 

Esses tipos de perguntas são usados ​​para se ter uma idéia das habilidades e competências que alguém tem com base em situações que experimentaram no passado.

Elas podem ser uma ótima maneira de mostrar o que você pode fazer e uma maneira de fazer uma bagunça na entrevista. É por isso que preparar olhando para perguntas comuns sobre entrevistas comportamentais é uma boa maneira de se preparar para uma entrevista

Tipos De Perguntas Comportamentais Da Entrevista

Antes de mergulharmos em alguns exemplos da vida real, existem alguns tipos gerais de perguntas comportamentais para entrevistas que você provavelmente encontrará.

As empresas usarão suas próprias variações, mas pensando em alguns dos exemplos do seu passado que ajudariam nessas categorias, você terá o primeiro passo para se preparar.

Questões De Liderança

Se você tinha pessoas se reportando a você, você receberá perguntas criadas para mostrar suas habilidades de liderança .

Não se trata tanto de dizer às pessoas o que fazer, mas de assumir algo e demonstrar qualidades de liderança.

Questões De Conflito

O objetivo aqui é responder à pergunta básica de como você lida com conflitos? As perguntas às vezes são diretas, como “como você lidou com uma situação difícil?” enquanto outras vezes eles podem ser um pouco menos diretos.

Perguntas Do Trabalho Em Equipe

Essas são perguntas situacionais que envolvem você trabalhar com outras pessoas, mostrando que você faz parte de uma equipe e como utilizou esse trabalho em equipe para obter uma solução.

Perguntas Para Resolução De Problemas

Novamente, estes podem ser bastante diretos; o recrutador pode perguntar a você “conte-me sobre uma situação em que você teve que resolver um problema difícil” ou ele pode perguntar sobre uma situação problemática, peça para você detalhar o que aconteceu e o que você fez para superá-lo.

Maiores Perguntas Sobre Falhas

À primeira vista, pode parecer que o entrevistador está tentando envergonhá-lo ou fazer você se sentir desconfortável. Mas isso é mais sobre ver onde você errou com algo e o que você fez para corrigi-lo.

Eles não esperam que você diga que nunca teve falhas, porque somos todos humanos e todos cometemos erros. É como você lida com a falha e o que você fez para evitar que a mesma situação se repita, que é a chave.

Questões Éticas De Trabalho

Mostrar que você tem uma ética de trabalho forte e pode fazer o trabalho está no centro de qualquer entrevista, portanto, essas perguntas são muito importantes.

Você deseja dar exemplos de como sua ética de trabalho se destacou, realizações que são devidas ao trabalho duro e à dedicação que você (e sua equipe) demonstraram.

Maiores Realizações Perguntas

Esta é uma chance de se orgulhar um pouco, mas de uma maneira produtiva – destacando suas melhores realizações como forma de mostrar seus benefícios ao empregador.

Tente mantê-lo factual e, até mesmo, jogue algumas estatísticas, se relevante.

Exemplos De Perguntas Comuns E Idéias De Respostas

Conhecer os tipos de perguntas que você pode receber é uma coisa, mas e alguns exemplos de perguntas e respostas em ação?

Você sempre pode pegar essas idéias e alterá-las para usar suas próprias habilidades e experiência, mas essas são algumas maneiras pelas quais pessoas reais responderam a algumas dessas perguntas comportamentais da entrevista para inspirá-lo.

1. Conte-Me Sobre Uma Época Em Que Você Trabalhou Efetivamente Sob Pressão?

Tínhamos um projeto com prazo de 60 dias, mas meu supervisor se aproximou de mim dizendo que precisávamos cortar duas semanas fora dessa data para manter outros projetos dentro do prazo.

Eu sabia que minha equipe estava sentindo a pressão, então, em vez de estressar o prazo, criei um desafio terminar o trabalho mais cedo.

Alteramos nossos cronogramas, alocamos um pouco de tempo extra e conseguimos concluir o projeto em 42 dias.

Minha equipe respondeu de forma brilhante e todos estávamos muito orgulhosos do que havíamos feito.

2. Descreva Uma Situação Em Que Você Lidou Com Um Desafio?

Certa vez, participei de uma reunião com meu chefe, onde estávamos discutindo um novo contrato com um cliente em potencial.

Pouco antes da reunião, meu chefe teve que sair devido a circunstâncias inesperadas, então ele me encarregou de criar uma apresentação com base em suas anotações e entregá-la ao cliente.

Eles ficaram impressionados com o que eu lhes mostrei e marcaram uma reunião de acompanhamento para finalizar com meu chefe.

Temos o acordo nessa reunião.

3. Conte-Me Sobre Um Cenário Em Que Você Define Metas E Como As Cumpriu

Quando comecei minha função com meu primeiro empregador, percebi que amava o setor e queria trabalhar através dos níveis e ter uma carreira no setor.

Estabeleci como meta alcançar o gerente de departamento e começar a frequentar as aulas noturnas para obter as qualificações necessárias para isso.

Entrei na experiência de trabalho na função e na qualificação e, em cinco anos, fui gerente de departamento.

. Descreva Uma Situação Difícil Que Você Encontrou Em Um Trabalho Anterior E Como A Resolveu.

Quando fui transferido para o novo escritório, havia uma situação ruim com a equipe – disputas internas, pessoas que não se davam bem, muita punição.

Marquei uma reunião com cada uma das equipes para lidar com suas queixas e, em seguida, realizei uma reunião em grupo, onde expus algumas novas práticas para ajudar a eliminar muitos dos problemas.

Eu organizava uma reunião regular, onde todos nós podíamos ver o ar e, em três meses, o moral da equipe melhorou bastante, as pessoas se comunicaram melhor e a produtividade aumentou.

5. Dê Um Exemplo De Trabalho Em Equipe

Durante meu último ano na faculdade, eu fazia parte de uma equipe de pesquisa que estava ajudando o professor a escrever um livro.

Cada um de nós recebeu uma seção para focar, conduzir pesquisas e fornecer as informações de que o professor precisava.

Também sugeri que nos reuníssemos de forma independente antes da reunião semanal com o professor para ver como estávamos e nos ajudar.

Dessa forma, tínhamos tudo pronto para o professor, o livro foi um sucesso e foi entregue dentro do prazo.

Preparando-Se Para A Entrevista

Ficar claro em sua mente como lidar com algumas das perguntas comuns da entrevista comportamental é uma grande parte da preparação para uma entrevista, mas não pense que é a única parte.

Para iniciantes, esteja preparado para o tipo de entrevista que você está enfrentando. Existem algumas opções principais:

  • Telefone – uma entrevista inicial para garantir que você seja adequado ao papel antes de passar para uma entrevista cara a cara, que geralmente dura cerca de meia hora
  • Vídeo – essa é uma alternativa moderna às entrevistas por telefone e geralmente usa coisas como Skype ou FaceTime e dura um tempo semelhante a uma entrevista por telefone
  • Cara a cara – esses continuam sendo os tipos mais comuns de entrevista, com um único entrevistador ou um painel. Às vezes você pode ser entrevistado ao lado de outros candidatos. As entrevistas podem durar de uma a duas horas, dependendo do tipo de papel
  • Centros de avaliação – grandes empregadores graduados os utilizam para comparar vários candidatos em diversas situações; eles geralmente incluem coisas como trabalho em grupo, testes escritos, apresentações e exercícios na bandeja. Eles geralmente têm um dia de duração

Preparação Pré-Entrevista

Depois de saber que tipo de entrevista você estará enfrentando, você poderá se preparar com suas idéias sobre questões de comportamento. Mas essa não é a única preparação que você precisa fazer.

O primeiro passo é planejar sua jornada para a entrevista, se você estiver participando de uma. Certifique-se de chegar lá pelo menos 10 minutos antes da hora de início e, se você não estiver familiarizado com a área, faça uma ‘corrida a seco’ com antecedência para ver para onde precisa ir.

Faça uma pequena pesquisa sobre o entrevistador, se você souber quem eles são e verifique se você conhece bem o básico da empresa. O LinkedIn pode ser um bom recurso para isso. Além disso, confira as últimas tendências e notícias do setor para estar atualizado sobre tudo.

Verifique seu currículo e considere eventuais lacunas – é possível que você seja perguntado o que estava fazendo e deseje ter uma resposta pronta.

Finalmente, na noite anterior, tenha uma noite cedo, verifique se sua roupa está preparada e não fique tentada a tomar um uísque para nocauteá-lo!

Uma Entrevista De Sucesso

Uma entrevista de sucesso não pode ser garantida pela preparação, mas se você estiver o mais pronto possível, sempre aumentará suas chances. Boa sorte!

2 Comments

  1. […] praticou responder a algumas das perguntas mais comuns da entrevista que poderiam ser feitas, bem como algumas das perguntas mais complicadas , […]

  2. […] de solicitações de emprego está envolvida apenas na primeira etapa do processo de recrutamento . Muitas vezes, esses funcionários não são os tomadores de […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *