Eles dizem que você deve sempre “se vestir para o sucesso”. Mas o que isso significa na cultura atual de CEOs que usam “gola alta preta” e ou mesmo “camisetas brancas e o mesmo par de jeans”? Se você está estressado com o que deve vestir na sua próxima entrevista em uma startup moderna ou em uma empresa de médio porte mais “madura”, nossa resposta é: opte por roupas casuais de negócios. É sempre uma aposta segura e temos alguns dados para provar isso.
Embora as definições específicas de trajes casuais para negócios possam diferir um pouco, as atitudes em relação aos trajes casuais para negócios no local de trabalho.
Então, o que esses dados estão nos dizendo? O vestuário formal nem sempre é necessário no escritório, mas a maioria dos recrutadores prefere ver candidatos vestidos de maneira inteligente.
Se você não gosta muito de moda, pode ser um termo ambíguo, com certeza. Na maioria das vezes, porém, o traje masculino casual de negócios significa vestir-se de:
vestuário casual feminino de negócios é um pouco mais diversificado, pois nós, garotas, definitivamente temos mais opções … mas isso também costuma levar à terrível paralisia da análise: você simplesmente não pode decidir o que vestir!
Então, aqui está uma dica rápida para você também:
Quanto a sapatos, saltos baixos, sapatilhas ou sapatos confortáveis, que não sejam tênis, devem ficar bem.
De qualquer forma, se você não quer errar o alvo com um empregador em potencial, torne sua roupa mais “comercial” do que “casual”. Em outras palavras, evite:
Enfrente: quando você veste um terno (ou um vestido de negócios com jaqueta), você se sente mais profissional em geral. E esse sentimento pode passar para a forma como você se comporta durante o processo de entrevista e qual a primeira impressão que causará.
A verdade simples é esta: quanto melhor você parecer, mais confiança terá.
Um grupo de pessoas que usavam jaleco, em oposição a avental de artista ou sem blusa adicional, na verdade teve um desempenho melhor em testes de ciência e raciocínio. Embora a “armadura” deles não os tenha tornado mais inteligentes, ela aumentou a concentração, a confiança e deu a eles uma sensação extra de “profissionalismo”. Então sim, esse ditado “vestido para o sucesso” tem respaldo científico.
Além disso, as primeiras impressões visuais são praticamente permanentes. Você não pode “vê-los”.
Então, talvez você tenha visto o comercial de um produto de lavanderia, contando a “história” de um encontro às cegas. A fêmea está bem e ordenadamente vestida. O macho veio com uma camisa que obviamente “perdeu” sua forma. Ele diz: “Você está ótima!” Ela diz: “E você parece incrivelmente (pausa) casual.”
Basta dizer que esse cara não vai marcar um segundo encontro. O mesmo pode ser verdade em uma entrevista. Mesmo se você for “brilhante”, alguns RHs não conseguirão enxergar além do seu olhar desgrenhado e do seu traje descontraído. Em outras palavras, eles continuarão se concentrando no fato de você usar jeans rasgados, em vez de ouvir atentamente as coisas incríveis que você realizou na sua posição anterior.
Vamos mantê-lo real: o trabalho e o próprio local de trabalho mudaram significativamente. A maioria das empresas não é mais incomodada por pessoas com tatuagens visíveis, piercings ou cores de cabelo brilhantes. E o vestido dos trabalhadores de colarinho branco mudou junto com ele. Mesmo em instituições conservadoras, como bancos, vemos trajes casuais de negócios nas filiais para onde vamos.
Portanto, embora roupas muito relaxadas ainda sejam um não-não para uma entrevista, o casual de negócios provavelmente passará voando com a maioria das empresas. Para permanecer no lado seguro, faça uma “verificação” rápida na organização para a qual você está indo:
E se sua pesquisa lhe diz que uma organização que o entrevista é conservadora, o traje formal é provavelmente uma boa ideia. O mesmo vale para as funções voltadas para o cliente nas empresas tradicionais.
3 Comments
[…] importante que você não apenas mostre seu entusiasmo pela posição oferecida, mas também reafirme seu desejo pelo trabalho […]
[…] por isso que sua entrevista de emprego é mais importante do que você pensa. Os empregadores aproveitarão a […]
[…] Um currículo funcional enfatiza suas habilidades primeiro, em vez de começar com sua experiência de trabalho. Esta é a melhor escolha para trabalhadores inexperientes. Afinal, você pode adquirir habilidades comercializáveis através de seus estudos, hobbies e apenas uma experiência de vida em geral. Crie uma lista de habilidades duras e flexíveis que você possui que seriam valiosas na posição inicial que você procura. […]