Quais Habilidades Interpessoais Você Deve Listar Em Seu Currículo

mchsqhxgzrq - Quais Habilidades Interpessoais Você Deve Listar Em Seu Currículo
Palavras Poderosas Para Usar Em Seu Currículo
March 24, 2020
rtymul7tar4 - Quais Habilidades Interpessoais Você Deve Listar Em Seu Currículo
Como Usar O Método Star Para Sua Próxima Entrevista De Emprego
March 24, 2020
percxdkzyh0 - Quais Habilidades Interpessoais Você Deve Listar Em Seu Currículo

Ao ler um anúncio de emprego, você verá que o empregador inclui uma lista de habilidades que um candidato precisaria para cumprir seus critérios.

Geralmente, os critérios exigidos incluiriam sua experiência profissional e um resumo de suas qualificações , mas, além desses requisitos óbvios, o empregador também listará habilidades interpessoais importantes necessárias para a função oferecida.

O Que São Habilidades Interpessoais?

As habilidades interpessoais podem ser melhor descritas como sua capacidade de se comunicar bem e interagir com outras pessoas, sejam colegas de equipe no local de trabalho ou lidando diretamente com clientes ou o público.

Quase todos os trabalhos realizados atualmente exigem um certo nível de fortes habilidades interpessoais para permitir que o funcionário construa fortes relações de trabalho com colegas, gerentes e clientes.

Como Os Empregadores Avaliam Suas Habilidades Interpessoais?

Ao preencher uma solicitação de emprego e listar todas as suas habilidades e qualificações relevantes, você pode mencionar que possui excelentes habilidades de comunicação interpessoal, mas o empregador não saberá disso até que possa testemunhar isso por si próprio.

É por isso que sua entrevista de emprego é mais importante do que você pensa. Os empregadores aproveitarão a oportunidade para conhecê-lo e avaliar suas habilidades interpessoais durante sua entrevista de emprego.

Embora seu entrevistador possa ver o que o qualifica para a função oferecida lendo sobre seu histórico anterior de trabalho e qualificações relevantes no papel, sem realmente conhecê-lo pessoalmente, eles podem apenas supor que você possui as habilidades interpessoais corretas que estão procurando.

Identifique As Habilidades Procuradas

Para cada solicitação de emprego que chamar sua atenção, leia atentamente a descrição da vaga para identificar quais habilidades interpessoais, habilidades de comunicação e habilidades pessoais o empregador está procurando.

As habilidades necessárias para cada trabalho para o qual você se candidatar serão muito diferentes das seguintes. É por isso que é importante adaptar cada um de seus pedidos de emprego para se adequar a cada função para a qual você se candidata. Ter um currículo genérico que você nunca altera e envia a cada solicitação de emprego que você fizer não será útil aqui, especialmente se suas habilidades listadas não forem as que o empregador está procurando especificamente.

Como os requisitos para cada nova solicitação de emprego serão diferentes, é uma boa ideia adaptar seu currículo de acordo com cada solicitação. Você pode facilitar as coisas usando um de nossos modelos de currículo bem projetados para criar um currículo eficaz para cada trabalho – ele economizará muito tempo!

Quais São Alguns Exemplos De Habilidades Interpessoais?

Você pode ter muitas habilidades interpessoais valiosas para incluir em seu currículo. Por exemplo, você pode estar se candidatando a um emprego que exige muitos contatos e comunicações diretas com o cliente.

Para uma função como essa, o empregador estará procurando alguém com excelentes habilidades de comunicação e uma maneira agradável e profissional.

Ter a capacidade de conviver com pessoas de todas as esferas da vida facilmente tornará mais fácil você parecer um candidato a emprego mais adequado do que alguém que parece um pouco irritado e mal-educado.

Vamos dar uma olhada em algumas habilidades interpessoais importantes que a maioria dos empregadores procurará:

A Capacidade De Trabalhar Como Parte De Uma Equipe

Existem muito poucos trabalhos que não envolvam trabalho como parte de uma equipe. Ter boas habilidades de trabalho em equipe é uma das habilidades interpessoais mais importantes, especialmente quando se trabalha em ambientes como hospitais, escolas e logística, nos quais você precisa estar atento aos seus colegas.

Acima de tudo, todos querem trabalhar em um ambiente confortável, onde possam criar uma boa camaradagem com os colegas de trabalho e se sentirem à vontade para colaborar.

Tendo Empatia

Ter compreensão, empatia e habilidades simpáticas será de grande importância em qualquer trabalho que envolva trabalhar diretamente com outras pessoas.

Todos podem ter um dia ruim no trabalho e você pode ajudar a apoiar seus colegas de trabalho com sua empatia e boa companhia. Ter habilidades de empatia é especialmente valioso em profissões como atendimento ao cliente, professores, médicos e enfermeiros.

Ter Boas Habilidades De Negociação

Ter fortes habilidades de negociação é uma capacidade obrigatória para trabalhos em vendas e marketing, bancos e finanças e qualquer trabalho que envolva você ter que negociar acordos com clientes ou parceiros de negócios.

 

Verifique cuidadosamente a descrição da tarefa para esse requisito de habilidade e inclua essa habilidade em seu currículo, caso seja um requisito da oferta de trabalho.

Possuindo Grandes Habilidades De Liderança

Se você estiver se candidatando a uma função gerencial ou a um cargo em que terá responsabilidades de supervisão sobre outros funcionários ou membros da equipe, precisará detalhar suas habilidades de liderança .

Você pode destacar suas habilidades de liderança, dando um bom exemplo de como você assumiu o controle de uma situação negativa e resolveu um problema com sua premeditação e direção positiva.

Honestidade E Transparência

Ser honesto em suas comunicações com todos é uma habilidade muito valorizada. É importante ser completamente transparente com seu trabalho e com seus colegas ou clientes.

Muitos locais de trabalho geralmente enfrentam problemas que precisam ser resolvidos. Você precisará falar aberta e honestamente para ajudar a resolver situações difíceis, sejam disputas entre colegas de trabalho ou entre funcionários e clientes.

Não ser aberto e honesto com suas ações pode fazer com que todos os envolvidos se sintam desconfortáveis. Isso pode refletir mal no desempenho e no registro do seu trabalho.

Discurso Público Confiante

Muitas pessoas acham que falar em público é muito difícil. É por isso que ser um orador confiante é uma habilidade muito valiosa. Um empregador ficará impressionado com os candidatos que ficam felizes em se posicionar na frente das pessoas para fazer uma palestra.

Estar à vontade falando à frente dos outros é uma grande habilidade de liderança que os empregadores destacam em você, pois faz de você um ótimo candidato para promoção futura. Isso é bom para sua progressão na carreira futura se você planeja subir a escada dentro de uma empresa.

Um bônus adicional por ser um orador descontraído e confiante é que isso o ajudará tremendamente em suas entrevistas de emprego. Não se esqueça de mencionar no seu currículo a sua experiência anterior em apresentações ou nas principais sessões de treinamento no local de trabalho.

Uma Lista De Outras Habilidades Interpessoais Importantes

Além das habilidades já mencionadas acima, você deve incluir em seu currículo uma breve lista de outras boas habilidades de comunicação interpessoal que demonstrem seu valor agregado ao seu potencial novo empregador.

Essas habilidades podem incluir (mas somente se você realmente as possuir):

  • Escuta activa
  • conflito de gestão
  • crítica construtiva
  • Atendimento ao Cliente
  • diplomacia
  • flexibilidade
  • dando instruções
  • entrevistando
  • mediador
  • mentoria
  • motivador
  • trabalho em rede
  • comunicação não verbal
  • paciência
  • persuasão
  • construção de relacionamento
  • sensibilidade
  • construção de confiança

Como Devo Incluir Minhas Habilidades Interpessoais No Meu Currículo?

Embora seja importante listar suas habilidades de comunicação interpessoal em seu currículo, basta declará-las, pois os fatos não serão suficientes para convencer o empregador.

Você pode demonstrar e provar melhor suas habilidades, mostrando evidências e dando exemplos de quando você as usou.

Mostre E Conte No Seu Currículo

Mostrar os resultados de suas ações com alguns números de vendas relacionados, ou dados estatísticos, pode impressionar o empregador e fornecer a prova da vida real de que você possui habilidades de negociação muito eficazes.

Se você lidera uma equipe de seis colegas em um projeto de vendas que levou a um aumento de 18% nas vendas, mencione esse fato.

Você pode dar um exemplo de como suas habilidades de comunicação e gerenciamento de conflitos ajudaram a resolver um incidente no local de trabalho entre colegas ou departamentos.

Caso seu sucesso tenha levado a empresa a implementar algum treinamento para a equipe que lhe foi pedido para apresentar, inclua-o em seu currículo. Mantenha o foco no que suas habilidades ajudaram a alcançar.

Não Exagere Na Sua Lista De Habilidades

Embora você deva ser incentivado a listar as habilidades interpessoais que são um requisito para o trabalho para o qual você está se candidatando, não há necessidade de entrar em detalhes ou mencionar as habilidades interpessoais que você possui que não são diretamente relevantes para o trabalho.

De fato, existem tantas habilidades interpessoais vinculadas a algum nível que você não precisa listá-las todas. O fato de você ter demonstrado suas fortes habilidades de comunicação também indicará que você também deve ser um bom ouvinte e ser capaz de captar pistas não verbais nas pessoas.

Onde Devo Listar Minhas Habilidades Interpessoais No Meu Currículo?

Idealmente, você deve incluir suas habilidades interpessoais na seção de habilidades designadas do seu currículo. Você pode simplificar a lista de suas habilidades aqui, usando um de nossos modelos de currículo bem estruturados que já contém uma seção de habilidades incorporada com amplo espaço para listar suas habilidades mais relevantes para o trabalho.

Você também pode destacar suas habilidades interpessoais na seção de experiência profissional em seu currículo. Use o espaço com sabedoria para demonstrar e provar suas habilidades interpessoais mais valiosas – mas verifique se as que você listou são exatamente as que o empregador procura em um candidato a emprego.

Um exemplo perfeito de um bom modelo de currículo para ser usado aqui seria o nosso Pacote Completo de Currículos Inteligentes e Profissionais . Ele tem um layout muito elegante, com muito espaço para listar suas habilidades interpessoais mais relevantes necessárias para o papel.

Em um mercado de trabalho em que os empregadores estão analisando uma média de 250 candidatos por vaga, você realmente precisa causar uma ótima primeira impressão com um currículo que não apenas se destaque, mas também fornece as informações exatas que o empregador está procurando.

Você pode obter uma variedade de dicas e conselhos sobre o resumo de redação gratuitamente no nosso blog. O uso de um de nossos modelos de currículo profissionalmente projetados também ajudará a oferecer uma vantagem vencedora em seu próximo pedido de emprego.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *