Quanto Tempo Deve Ser Seu Currículo? Quanto Tempo É Muito Longo?

lq1t 8ms5py - Quanto Tempo Deve Ser Seu Currículo? Quanto Tempo É Muito Longo?
Dicas Profissionais A Serem Usadas Ao Se Candidatar A Trabalhos De Nível Básico
March 25, 2020
jbwcenourcg - Quanto Tempo Deve Ser Seu Currículo? Quanto Tempo É Muito Longo?
Três Fatos Importantes Sobre Sua Carta De Apresentação Que Você Deve Conhecer
March 25, 2020
qci mzvodou - Quanto Tempo Deve Ser Seu Currículo? Quanto Tempo É Muito Longo?

Uma das perguntas mais comuns feitas a qualquer especialista em currículo diz respeito à duração ideal de um currículo.

As pessoas querem saber quanto tempo deve ser o seu currículo. Ou, alternativamente, quanto tempo é longo demais para um currículo?

Uma coisa a dizer é que não há regra definida, nem comprimento definido com base no seu trabalho, experiência, idade ou quaisquer outros fatores. Mas existem algumas dicas sólidas a serem usadas para ajudá-lo a decidir sobre o tamanho correto do currículo que você precisará usar.

Quanto Tempo Deve Ser Um Currículo?

Os tempos mudaram devido à tecnologia moderna no que diz respeito a retomar a duração.

Quando você enviava seu currículo por fax para uma empresa, sempre havia a preocupação de que a página dois se perdesse e o empregador em potencial não via todas as suas habilidades ou experiências.

Por esse motivo, colocar tudo em um currículo de uma página era o caminho a seguir.

Atualmente, na maioria das vezes, um currículo é enviado por email ou enviado por meio de um portal de empregos. Portanto, não há necessidade de se preocupar com uma página perdida ou com alguém que não está obtendo todas as suas informações. 

Isso significa que agora é mais aceitável e comum usar um currículo de duas páginas e, às vezes, até mais quando há uma necessidade específica de fornecer informações mais detalhadas.

O Objetivo Do Currículo

Uma das maneiras de pensar em quanto tempo seu currículo deve ser é dar um passo atrás e analisar todo o objetivo de elaborar um currículo .

O que ele foi projetado para fazer e a que tipo de comprimento isso leva naturalmente?

Primeiro, lembre-se de que seu currículo é uma ferramenta de marketing de carreira – não é uma autobiografia.

Isso significa que você não precisa incluir todos os detalhes de sua vida profissional, faculdade ou universidade e nenhuma outra informação que não seja relevante para o trabalho para o qual você está se candidatando.

O objetivo do currículo é destacar as informações mais relevantes para o possível empregador – seu valor como funcionário e suas credenciais. Além disso, nunca é demais deixar algo para conversar na entrevista!

Pense No Empregador

A segunda coisa é pensar no empregador. Quando anunciam uma posição, podem receber centenas de currículos e precisam fazer uma rápida verificação em cada uma.

Ao destacar as informações mais relevantes e garantir que o gerente de contratação possa ver facilmente os fatos mais importantes, você tem mais chances de chamar a atenção deles.

Quantas Páginas Deve Ter Um Currículo?

Existem algumas idéias sobre o tamanho do currículo que podem ajudá-lo quando você está montando seu currículo.

Embora não estejam gravados em pedra, eles podem ser uma orientação útil a seguir.

Resumo De Uma Página

Ideal se você tiver 10 anos ou menos de experiência na função para a qual está se candidatando ou em funções relacionadas. Você deseja destacar habilidades relevantes , mas não tem um vasto conjunto de experiências para se basear.

Os currículos de uma página também são ideais se você estiver fazendo uma mudança radical na carreira e muita da sua experiência não for relevante para o novo cargo que você está buscando – em vez disso, você pode destacar áreas relevantes.

Por fim, se você está tentando promover a promoção interna e já ocupou de uma ou duas posições anteriormente com o empregador, pode mantê-lo breve, pois eles já sabem quem você é.

Resumo De Duas Páginas

Muitas vezes, é necessário um currículo de duas páginas se você tiver 10 anos ou mais de experiência em um setor, pois possui mais informações altamente relevantes e precisam ser incluídas no aplicativo.

Também é o comprimento certo se você tiver muitas habilidades técnicas ou de engenharia nas quais precisará entrar em mais detalhes.

Resumo De Três Ou Mais Páginas

Para a gerência de nível sênior ou executivos com um longo histórico, podem ser necessárias três ou mais páginas – e geralmente é esperado.

Toda essa experiência precisa ser detalhada e é provável que você esteja enfrentando um número muito menor de candidatos, para que o gerente de contratação tenha mais tempo para ler seu currículo com atenção.

Além disso, se você estiver em um campo acadêmico ou científico e tiver uma longa vida de publicações, palestras, licenças, patentes ou cursos profissionais em seu nome, é uma boa ideia incluí-los. E quando você incluir todo o restante de um currículo normal, isso geralmente excederá duas páginas. Novamente, isso geralmente é esperado para esse tipo de papel.

Retomar Formatos E Conteúdo

Outra maneira de analisar a questão do tamanho do currículo é considerar o formato e o conteúdo que você precisa adicionar.

Informação Relevante

Uma boa maneira de saber que um currículo é feito é quando ele contém todas as informações relevantes que você deseja transmitir ao empregador.

Um truque aqui pode ser sentar e escrever tudo sem se preocupar com o tamanho ou o formato do seu currículo . Depois de despejar todas as informações que deseja incluir no cérebro, comece a copiar e colar algumas delas em outro documento.

Concentre-se nas coisas mais relevantes, adaptando-as ao trabalho em questão. Então, quando você se candidatar a outra função um pouco diferente, poderá usar diferentes partes do currículo mais relevantes para essa função.

Ou você pode ajustar o que precisa para incluir melhor essas palavras-chave relacionadas ao trabalho. Um resumo é feito quando transmite todas as informações necessárias e relevantes em um formato inteligente e fácil de ler.

Formatando O Currículo

Às vezes, você pode alterar o tamanho do currículo alterando a formatação dentro dele. Isso significa que você pode manter tudo o que deseja, mas não precisa esticar para quatro páginas.

Alguns exemplos de alterações de formatação que você pode fazer incluem:

  • Alterando o tamanho da fonte – você não deseja que a fonte seja muito pequena, mas se estiver usando uma fonte maior, reduzi-la em um tamanho pode facilitar o ajuste
  • Alterando a fonte em si – algumas usam mais espaço do que outras. Ao optar por uma fonte sem serifa simples, você obtém uma aparência limpa e moderna que pode não precisar de tanto espaço na página
  • Observe o espaçamento – muitos de nós adicionamos dois espaços no final de uma frase, mas você pode reduzi-lo a um, ainda cobre a estrutura básica, mas usa um pouco menos de espaço
  • Reduza um pouco as margens – você sempre quer que as margens tenham pelo menos uma polegada em todos os lados, mas se a configuração padrão for mais do que isso, você poderá reduzi-la e ganhar mais espaço na página

Dito tudo isso, é importante lembrar de não enfiar tudo. É melhor ter um currículo de duas páginas bem definido e fácil de ler do que um minúsculo e apertado.

Facilite para o gerente de contratação ver o que você enviou e não negligencie a importância do espaço em branco – aquelas lacunas em que não há conteúdo que ajude a tornar tudo mais inteligente.

É aqui que o uso de um modelo de currículo do Microsoft Word pode ser uma grande ajuda para obter inspiração para layouts.

Quanto Tempo É Muito Longo?

Essa é outra questão subjetiva, porque, como mencionado acima, alguém com uma longa lista de credenciais, qualificações acadêmicas ou publicações terá um currículo mais longo do que alguém que só está no mundo do trabalho há um ano ou dois.

Um currículo é muito longo quando inclui informações desnecessárias.

Digamos que você trabalhe em seu setor nos últimos vinte anos. A média é mudar de emprego a cada 18 a 24 meses, para que você possa ter mais de 10 empregos ou funções diferentes nesse período.

Um currículo é muito longo quando lista todos os trabalhos e entra em informações sobre cada um.

Como regra geral, os empregadores estão mais interessados ​​nos últimos dez anos de sua carreira, pois esse é o mais relevante.

Antes deste ponto, você pode resumir a experiência, fazer algumas anotações sobre onde você trabalhou, se for relevante.

Mas, se estiver simplesmente construindo o que você faz agora, você pode resumir como iniciando no setor em qualquer ano ou tendo 20 anos de experiência antes de detalhar as coisas mais recentes.

Um currículo é muito longo se a pessoa que o lê não consegue obter o seu valor dentro de 45 segundos após a leitura. Se eles tiverem que procurar as informações mais relevantes, é provável que não o façam e isso significa que seu currículo é muito longo.

O Comprimento Perfeito

O comprimento perfeito de um currículo é diferente para todos. Um currículo bem trabalhado de uma página pode ser muito mais benéfico do que uma novela de quatro páginas, mas se você precisar usar mais de uma ou duas páginas, não tenha medo, desde que tudo seja fácil de ler, pontual e útil para o gerente de contratação.

Não tenha medo de obter um segundo par de olhos em seu currículo também. Peça a um amigo ou membro da família que não sabe nada sobre o seu trabalho que leia e diga o que eles pensam que você faz – se eles não conseguem entender o ponto principal, pode ser necessária outra edição!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *